A importância do plano de negócio para as empresas

Planejar não é fácil, isso é fato ! A maioria dos empresários brasileiros dão as costas à essa importante ferramenta.

Mais do que ferramenta, o planejamento estratégico da empresa, através do plano de negócio, que pode ser feito para avaliar a viabilidade de uma idéia ou numa empresa já formada, deve ser levado a sério por nós brasileiros, principalmente num momento que borbulham novas idéias por todo o nosso vasto país.

Segundo Pavani (1997), são vários os públicos-alvos de um plano de negócio :
- Mantenedores das incubadoras
- Parceiros
- Investidores
- Fornecedores
- A própria empresa: para comunicação interna da gerência com o conselho de administração ou com os empregados.
- Os clientes potenciais
- Sócios

Estrutura do plano de negócio


Dornelas (2005) apresenta o seguinte modelo para criação de um plano de negócio adequado, porém focado em empresas de tecnologia :

1 - Capa
2- Sumário
3  Sumário Executivo
4 - Descrição da empresa
5 - Produtos e serviços
6 - Mercado e competidores
7 - Marketing e vendas
8 - Análise estratégica
9 - Plano financeiro
10 - Anexos

No próximo posto detalho um pouco mais cada um desses itens !

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