Um pouco sobre os estudos: "Os desafios da gestão municipal"

Parte 1
Na atual cultura de gestão das cidades, existe o modelo populista genérico, oferecendo serviços na medida que a demanda surge e pensando em benefícios diretos á população, a pergunta sempre foi, o que devemos fazer para colher os frutos agora e atender nossos aliados políticos?
Estamos num momento de mudança de gestão nas cidades brasileiras, existe uma grande restrição orçamentária, que obriga os governos a terem um direcionamento maior, um critério de priorização nas suas ações.
Deve se focar no futuro, no desenvolvimento de serviços para a população.
Outro foco é contra a corrupção, e trabalhar em como fazer com que a máquina funcione, produza de fato, fazer com que os recursos façam o que se propóe, tenham produtividade.

Parte 2
Se você é candidato fique atento, ou caia no ostracismo:
- Planejamento estratégico - Tenha um planejamento estratégico para a cidade, chega de propostas vagas do tipo melhorar a saúde, educação, etc etc
- O governo local deve puxar as transformações - Deve haver um salto qualitativo nas açoes do governo municipal de forma que não se dependa apenas do governo federal. Isso implica em ter um bom plano diretor, executado de fato, novas propostas, inovação e para isso um novo tipo de candidato é necessário.
- A imagem do político tradicional está desgastada, o novo se faz necessário, a novidade será favorecida.
- Acostume-se com a cultura de rede, a prestar contas, a ser questionado, a estar mais próximo da população, isso é considerado um perfil moderno.

-Enxugamento da máquina - Para se ter uma idéia de como as cidades brasileiras estão gigantes administrativamente falando, uma cidade como niterói tem 3 ou 4 vezes mais funcionários públicos em comparação á paris... É para se pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas