Axioma e Oximoro


Iria escrever apenas sobre Oxímoro, mas por algum motivo me veio à mente o Axíoma.

Deve ser porquê vi a imagem abaixo semana passada, e curioso, fui pesquisar:

\exist \mathbf{N}: \varnothing \in \mathbf{N} \and (\forall x: x \in \mathbf{N} \implies x \cup \{x\} \in \mathbf{N})

Este é o Axíoma do Infinito, eu que nunca fui um gênio em matemática, também pudera, sempre me dediquei mais às matérias que tinha dificuldade :) .

De alguma forma este axioma significa :

Existe um conjunto que tem o conjunto vazio como seu elemento e que, para todo elemento, tem também o seu sucessor.

Mas dando seguimento, o Axioma, na lógica tradicional, é uma sentença que, embora não provada, é aceita como verdade, e base para / ponto inicial para uma dedução.

Já o oxímoro, é quando você utiliza na mesma sentença, palavras que exprimem conceitos contrários, exemplo: Um segundo infinito, um calor gelado, morto-vivo, mentiroso honesto.


Festina lente :)

Comentários

Postagens mais visitadas