Certificação Scrum Master

Fiz o treinamento Scrum Master na Adaptworks (http://www.adaptworks.com.br/) .

Ótimo treinamento, recomendo muito.
Alexandre Magno domina o assunto (e nem podia ser diferente), tem facilidade em transmitir o conteúdo, mas o que mais chamou a minha atenção positivamente é que o cara não é um desses esquerdistas que só vê o seu ponto de vista e julga que todo o resto não serve.

Scrum é uma tendência temos vários cases de sucesso conhecidos. Ainda estou engatinhando no assunto, mas o que aprendi no treinamento, e o que tenho estudado, me fazem crer que este framework é mesmo revolucionário... pelo menos pra mim.

Waterfall já estava quase enraizado em mim, assim como na cultura absurda do gerenciamento de projetos brasileiros.

Não que a culpa seja toda do modelo waterfall, mas hoje nesse país poucas empresas realmente sabem o que é desenvolvimento de sistemas, e às vezes nem nós que estamos diretamente ligados ao sucesso do projeto, temos a real dimensão do que estamos fazendo. Um bom exemplo é o processo de estimativa :

A maioria das estimativas é feita com base no achismo, claro que sempre tem alguma base anterior, mas não há exatamente uma técnica, ou métricas . Quase sempre essa responsabilidade é de um desenvolvedor sr, isso quando o prazo já não vem de brinde com o projeto.

Nossas estimativas são parecidas com as estimativas da construção civil, exemplo um pedreiro um pintor.

Nossas estimativas são parecidas com o processo utilizado na construção civil. Mas tem um detalhe, que quem comprou apartamento sabe: O prazo nos contratos tem uma tolerância de atraso de pelo menos 6 meses.

Quero dizer o seguinte, um engenheiro civil que tem um processo muito mais elaborado para estimativas, uma base melhor de estudos (no geral), dá o prazo e mais 6 meses de carência e nós temos que acertar na mosca ?

Comentários

Postagens mais visitadas