Meu Roadmap para aprender sobre Bitcoin

Ultimamente tem crescido muito o interesse das pessoas sobre o Bitcoin, recentemente ocorreram alguns casos que chamaram a atenção de gente antenada sobre o assunto, matérias na mídia mainstream, e em programas de TV tradicionais. Isso nos traz a uma reflexão muito interessante sobre a realidade do Bitcoin e até a sua ‘popularidade’, o que num país como o Brasil significa muito para esta criptomoeda.


Em virtude de todo este crescente interesse, como mencionado acima, trago a minha experiência no aprendizado da criptomoeda e das tecnologias por trás dela, este processo de aprendizado, confesso, para mim foi um grande desafio, eu que há 15 anos trabalho com desenvolvimento e delivery de software, em grandes instituições, centralizadas, acostumado à um poder central, este novo paradigma exigiu de mim máxima intensidade, máxima dedicação e muitas noites em claro, mas a visão que se abriu depois fez valer à pena.


Eu comecei lendo este livro do Fernando Ulrich e , disponível no site do instituto Mises Brasil. Este livro transformou a minha visão econômica, e me ajudou a compreender o que realmente pode ser considerado dinheiro, e em quais circustâncias.


Na onda de acompanhar tudo o que o Fernando Ulrich escrevia, li também este livro aqui (A Revolução das Moedas Digitais. Bitcoins e Altcoins), que tem outros co-autores e além de ser coordenado pela Tatiana Casseb Barbosa.


Após isso eu já me sentia muito mais interessado no conjunto de tecnologias que faziam com que existisse uma cripto moeda, estudei muito sobre criptografia, e aqui na A Star passávamos e ainda passamos muito tempo falando apenas de criptografia, mas ainda não havia entendido porque esta tecnologia/arquitetura poderia revolucionar o mundo dos negócios e alcançar as empresas.


Foi aí que eu li o melhor livro de todos, mais denso e que entra em detalhes que eu sabia que para quem trabalha com tecnologia, fazem toda a diferença, assim como para quem é curioso.
Este foi o livro Mastering Bitcoin publicado em 2015 de autoria de Andreas Antonopoulos, e qual não foi minha surpresa quando o encontrei totalmente grátis no github, ou traduzido em vários idiomas inclusive em português aqui.
Não preciso nem falar que é leitura obrigatória aqui na A Star, porquê este livro aborda as questões técnicas, os detalhes, os fundamentos econômicos, as possibilidades de uso no mundo corporativo, etc.


Encontrei até uma certificação em Bitcoin, e claro hoje não apenas eu, como toda a equipe técnica da A Star é certificada em Bitcoin. Você pode acessar a certificação aqui e meu badge aqui.
Claro que este aprendizado teve a ajuda de vários amigos, muita gente da (pequena mas ativa) comunidade, gente que agradeço bastante pela paciência.


Hoje o blog da A Star é muito acessado por quem quer aprender mais sobre Blockchain, confira os vídeos do Gabriel Aleixo, que são muito esclarecedores. Acompanhe nossas redes sociais e se inscreva em nosso site para receber as últimas notícias e ficar sempre atualizado. Recentemente sorteamos um curso online para fomentar o aprendizado em Bitcoin e Blockchain.

No site http://criptomoedasfacil.com/ você acompanha as últimas novidades sobre Bitcoin e outras criptomoedas.

Até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas