Boas iniciativas com Blockchain

Hoje vou apresentar algumas boas iniciativas que existem rodando na plataforma Blockchain, algumas dessas iniciativas são aplicações derivadas do código fonte do Bitcoin, ou seja, são FORKS .

O primeiro FORK do Bitcoin originou a Namecoin, que é uma alt coin bem interessante, que visa prover um DNS distribuido ou seja, de-centralizado. Você pode baixar agora mesmo o software e criar seu domínio .BIT . Utiliza o conceito de Merged Mining que é uma forma de economizar energia minerando para duas redes ao mesmo tempo.

O Madesafe não é um projeto novo, ou seja, já tem uma boa maturidade tecnológica, o conceito principal é criar um compartilhamento de recursos, como disco e rede, e premiar os participantes. Desta forma você poderá armazenar seus documentos de maneira segura e distribuida, ao mesmo tempo poderá ter um nó rodando na sua máquina provendo recursos para outros usuários e sendo recompensado por isso na forma da moeda utilizada na rede, a safecoin.

O esquema de mineração desta moeda utiliza o conceito de Proof of Resources (PoR), este esquema é baseado na noção de que o usuário final pode ganhar safecoins, contribuindo com a rede, dispondo de largura de banda ou disco por exemplo.

O projeto Blockstream é  um dos meus preferidos, ele resolve alguns dos principais problemas do Bitcoin como escalabilidade, e tempo de processamento. Trazendo uma boa perspectiva para a utlização da rede Blockchain, e integração com outras redes, criando verdadeiramente um eco-sistema baseado em blockchain.

Este projeto vem para aumentar as possibilidades de uso de Blockchain no mercado financeiro, além dele e ao mesmo tempo complementando-o, vem o projeto Symbiont que agrega uma série de features relacionadas às mais sérias questões de segurança em relação a transação na rede Blockchain e também offchain.

Recentemente também conheci a iniciativa do bitJob que visa criar um canal direto entre alunos de universidaddes e vagas para que estes alunos possam obter experiência enquanto estão estudando. Utilizam Ethereum para criar smart contracts de trabalho, gerando pagamento em cripto moeda, totalmente disruptivo e sem intermediários!

Está em alpha, mas é muito promissor e tecnológicamente bem interessante.

É isso ai espero ter contribúido, como você já sabe, nós da A Star Labs temos também uma iniciativa muito bem recebida pelo mercado, lançamos o primeiro sistema de ECM conectado á rede Blockchain, com equipe FullTime dedicada á criação de produtos com Blockchain. Nossa API é uma forma de conectar qualquer aplicação á rede Blockchain, de forma fácil e prática.

Comentários

Postagens mais visitadas