O Mercado de ECM e as evoluções tecnológicas

 revolução industrial

Muito se fala sobre a  revolução industrial (tema central da edição de 2016 do Fórum Econômico Mundial), esta imensa reinvenção das formas de produção, dos meios de consumo, da conectividade, da mobilidade e das relações humanas. 
Um fator preponderante para que a  revolução industrial aconteça, é a era digital, sem a era digital, não seria possível que nós brasileiros pudéssemos participar dela no momento em que ela ocorre, diferentemente das revoluções industriais anteriores.

Sobre a era digital, emergem novas tecnologias como 'internet das coisas', 'aprendizagem de máquina', 'BlockChain', 'impressoras 3d', 'redes neurais artificiais', 'análise preditiva' entre outras.

Estas tecnologias irão influenciar o mundo em que vivemos, a partir do momento em que viabilizam um evento tão grande que é chamado de revolução industrial, por este motivo, vale supor que haverão imensas mudanças na vida das pessoas.

Sistemas ECM tem atendido bem à demanda

Todos os grandes sistemas de ECM, tem características similares e já consagradas, que se tornaram commodities, pense na sua 'árvore de documentos', ela faz parte de um core bem definido nestes sistemas, que em geral, sem grandes variações, resolvem os problemas e vem atendendo às necessidades dos usuários.

Também é preciso levar em conta que foi investido neste mercado muito capital intelectual, muita gente capacitada planejou, criou, desenvolveu, implantou, empreendeu esforços em sistemas de ECM, gerando esta sensação de que o principal já foi feito, o que faz muito sentido do ponto de vista de quem empreendeu nesta área durante o longo período de tempo, que foi dos primeiros sistemas ECM, até a última grande migração de sistemas para o modelo WEB, porém nos dias de hoje, e nos anos que se seguirão, todo este esforço será considerado o alicerce para o que virá pela frente.
O desafio agora é a utilização das melhorias tecnologias, que façam sentido ao negócio, que gerem um diferencial competitivo, que diminuam custos, nada mal não é mesmo ?

A necessidade de modernização dos sistemas ECM.

Existe uma necessidade de modernização em grande parte dos sistemas de ECM, pelas características próprias do mercado, já explicadas acima. Já se sabe que vivemos um momento único em termos de novas tecnologias, porém é necessário tomar o cuidado de não implementar novas tecnologias apenas porque são novas, o trabalho de analisar o que pode ou não ser implementado no seu produto, deve ser árduo e muito cuidadoso, existe uma ampla gama de ditas 'novas tecnologias', mas algumas não sobreviverão ao próximo semestre, então como resolver a questão modernizar meu software x tecnologias hype ?.

Mas quais destas tecnologias podem ser absorvidas dentro do mercado de ECM e como isso seria viabilizado?

Antes de pensar no meio, é preciso pensar no fim, o que queremos agregar ao nosso produto, embora pareça óbvio nunca será possível adotar todas as tecnologias, esta decisão deve ser focada na estratégia do negócio, se o foco é ter o governo como cliente, algumas tecnologias são aderentes, se o foco é ter um mercado de nicho como cliente, outras tecnologias são aderentes.

A tecnologia pode ser utilizada para engajar clientes, avaliar e medir resultados, melhorar a velocidade, transparência, segurança e qualidade de um produto, agregar novas funcionalidades. Qual destas palavras-chave se adequam ao seu momento ?

IOT

Imagine a quantidade de dados coletados pela tecnologia da Internet das Coisas ? Com certeza seria uma grande oportunidade para o sistema que seja capaz de armazenar toda esta informação agnóstica, indexar, processar, e disponibilizá-la com garantia de entrega com qualidade.

MOBILE

O celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, isso faz com que o seu aplicativo que já é WEB, seja responsivo, ou seja, se adapte à tela do dispositivo que o está acessando no momento. Some-se a isso, uma série de novas capacidades da linguagem de marcação HTML5, que pode retirar uma parte do processamento dos seus servidores, para que este processamento ocorra no dispositivo do cliente. Para melhorar a experiência de utilização de um software no celular, hoje existem as 'Progressive Web Apps', estes aplicativos utilizam as capacidades dos navegadores modernos para entregar ao usuário uma experiência tão boa quanto a de um aplicativo nativo.

BlockChain

A tecnologia BlockChain é uma das mais complexas e ao mesmo tempo, com mais capacidade de revolucionar o seu produto, pois ela já vem fazendo isso com mercados inteiros.
Você pode utilizar BlockChain para mapear processos de negócios e informar milestones atingidos nestes processos de negócios, pode utilizar ainda para registro de informações e obtenção de carimbo do tempo imutável, adicionando assim um selo de autenticidade à um documento, ou série de documentos.

Estes são apenas alguns exemplos de utilização das novas tecnologias, óbviamente este assunto pode e deve se extender, é uma discussão muito mais ampla que trata da renovação de um mercado inteiro.
Meu objetivo aqui foi colaborar como um profissional envolvido com todas estas tecnologias e que nos últimos 2 anos tem também se dedicado ao ECM /GED /BPO.









Comentários

Postagens mais visitadas